Carregando agora
×

Pastor Anderson Silva

Pastor Anderson Silva

A teologia do Chicó

“Pois, também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus.” 

A “prova” que Jesus fundou Sua igreja sobre Pedro, e que a Católica é a única verdadeira; segundo os católicos. 

Pouco importa que Pedro jamais tenha estado em Roma, que a epístola aos Romanos envie saudação a mais de duas dezenas de cristãos sem mencioná-lo; que o papado surgiu alguns séculos depois.  

Eles decidiram que Pedro foi o Primeiro Papa, que Jesus fundou a Igreja Romana em Jerusalém; que a existência dessa veta a de outras e pronto. Como isso pode ser? Como diria o personagem Chicó, “Não sei, só sei que foi assim.” 

Os mestres de hermenêutica ensinam, que, quando determinada porção permitir ambiguidades, para a boa interpretação, se deve recorrer a passagens paralelas, outros textos que falem do mesmo assunto, para desfazer as dúvidas. 

A teologia protestante defende que a “Pedra” sobre a qual Jesus edificaria Sua Igreja, era a confissão de Pedro, que Ele era O Cristo, Filho do Deus Vivo. 

A católica, que era mesmo sobre Pedro a edificação da Igreja, e que as “chaves do Reino” se referiam a autoridade investida no apóstolo. 

Bem ouçamos o que o próprio Pedro diz: “Chegando-vos para Ele, Pedra Viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma Principal Pedra Angular, eleita e preciosa; quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como A Principal da esquina.” I Ped 2;4 a 7 

Se o próprio Pedro diz que a Pedra Angular é Cristo, isso encerra o assunto, onde existe honestidade intelectual. Onde não, debater nem faz sentido. 

Quanto às chaves, e refere-se à honra dada a Pedro de “abrir a portas” do Reino dos Céus, “ligando” 5000 almas através do batismo. Se Deus tivesse dado ele o comando, por que, as cartas do Apocalipse foram enviadas cada uma, ao pastor local, invés de ser ao “Papa”. Porque não há chefe humano geral. 

Ainda, por que não usou sua “autoridade” quando Paulo o repreendeu publicamente em Antioquia? Gl 2;11 

Quanto à exclusividade duma denominação, O Senhor foi categórico; “Deixai; quem não é contra nós, é por nós.” Mc 9;40 

Por fim quanto a ter Jesus irmãos naturais ou não, A Palavra é clara: “Quando os Seus ouviram isso, saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si.” Mc 3;21 

Porém, os “Seus” poderia significar parentes… Quando chegaram onde Jesus estava, Marcos registra: “Chegaram então sua mãe e seus irmãos, ficando da parte de fora, mandaram chamá-lo.” Mc 3;31 

Por ter Ele, na cruz, pedido a João que cuidasse de Maria, isso não significa que não tivesse irmãos naturais; antes, que confiava mais nos espirituais, que, naqueles que o achavam louco e o desejavam prender; “Respondeu-lhes Jesus, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos! Olhando em redor para os que estavam sentados à roda de si, disse: Eis aqui Minha mãe e Meus irmãos! Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, irmã e mãe.” vs 33 a 35 

Não há dificuldade com a honesta interpretação desses textos, exceto, para quem delas necessita. “Mas, o Pastor Anderson Silva passou a concordar com os católicos e defender às mesmas coisas que eles.” E daí.  

A Palavra de Deus figura de modo bem sisudo a quem, andou bem por um pouco, depois voltou a andar mal; Ah, e foi o “Papa” que disse: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes seria não terem conhecido o caminho da justiça, que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.” II Ped 2;20 a 22 

Honestamente dá preguiça, debates tipo, Calvinismo x Arminianismo; Catolicismo x protestantismo. Tão cansativo e contraproducente.  

Entretanto quando os ataques à verdade sobem na mesa, eventualmente se faz necessário puxar a toalha. 

Compartilhe este conteúdo:

Publicar comentário